segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A construção da igualdade de gênero para uma sociedade igualitária

Um assunto que deveria ser trabalhado sempre em sala de aula, para a conscientização dos alunos quanto a essa desigualdade, e, quem sabe transformar essa realidade cruel que exclui as mulheres de uma melhor qualidade de vida. Entretanto, muita gente se esquece que homens e mulheres atuam e decidem de formas diferentes, deixando a ética de lado. O homem sempre menospreza o potencial da mulher, mostrando que não estão preparados para a ascensão da mulher no poder.

A desigualdade entre homens e mulheres, tão comum no mercado de trabalho, revela-se maior quando o assunto é a representação política. Nesta área, aliás, as diferenças são muito mais significativas. Nem mesmo a inclusão na lei eleitoral brasileira de uma cota mínima de mulheres candidatas aos cargos eletivos foi suficiente para provocar algum avanço.

Se analisarmos bem, veremos que a participação feminina na política evolui mais devagar do que previam as lideranças, primeiro porque há muita dificuldade em superar barreiras impostas pela formação educacional e pela cultura brasileira, e segundo porque não preparam as mulheres para a disputa política nem para o poder.

Podemos analisar também que a mulher com um nível educacional mais alto, geralmente tem mais capacidade de melhorar sua qualidade de vida e a de sua família. Por isso, o efeito da educação na vida mulher é fundamental para a tomada de decisões sobre assuntos como: a fertilidade, maior participação na vida pública, relações de independência financeira, autonomia nas decisões pessoais, a não sujeição à violência domiciliar e outros.

Outro assunto polêmico é o homossexualismo, muitas discussões surgem sobre o assunto, porque é uma realidade da nossa sociedade, mostrada na TV e revistas como um comportamento normal, mas sabemos que não é aceitável unanimente, hoje causa polêmica entre brasileiros católicos, protestantes e conservadores alegando que legitimaria uma união imprópria, que ameaça a manutenção da família, grupos organizados de gays; alguns parlamentares simpatizantes com a causa defendem os direitos civis de gays e lésbicas.

As causas da homossexualidade são muito complicadas, acredita-se que tanto a homossexualidade quanto a heterossexualidade não são opções. As pessoas formam sua sexualidade por volta da pré-puberdade, até então ele não sabe o que é homossexualismo.

Entretanto, se esse indivíduo sentir atração por uma pessoa do mesmo sexo, estará sujeito a sofrer críticas e preconceitos até mesmo da própria família. Contudo, sabemos que ainda existe um longo caminho a percorrer para eliminar a homossexualidade da lista das palavras proibidas, mas, o surgimento de grupos organizados de homossexuais no Brasil e no mundo luta em busca de direitos iguais, contra as expressões de homofobia e a favor de uma organização para defender seus plenos direitos de cidadania.

Um trabalho de orientação sexual feito com seriedade dará nossos jovens uma maior compreensão do respeito mútuo. Com relação à aceitação ou não da homossexualidade pode-se trabalhar sobre a ascensão de outros países nesse sentido, sobre as leis que vigoram no nosso país e os projetos de leis que estão em andamento, no sentido de fazê-los entender que o ser humano vive em busca da felicidade e que cada um tem sua maneira de ser feliz.

Todos nós sabemos que, essa diferença tem privilegiado os homens, na medida em que a sociedade não tem oferecido as mesmas oportunidades de inserção social e exercício de cidadania a homens e mulheres. Mesmo com a grande transformação dos costumes e valores que vêm ocorrendo nas últimas décadas, ainda persistem muitas discriminações relacionadas ao gênero. Mas sabemos também que, com um trabalho feito com seriedade desde a mais tenra infância poderá trazer contribuições significativas para mudarmos esta discriminação.

Portanto na escola trata-se de relações de gênero com diferentes faixas etárias, por isso é uma tarefa delicada que merece certo cuidado. Em qualquer situação escolar pode ser ensinada a relação de gênero e o professor precisa estar atento para intervir no modo de agir dos alunos para que não haja discriminações e críticas no modo de ser de cada indivíduo.

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