quinta-feira, 15 de setembro de 2011

GÊNERO NA ESCOLA

 Na comunidade escolar, um dos principais desafios frente aos avanços da sociedade nas últimas décadas é privar para a transmissão de uma cultura cujos protótipos de comportamento, as regras sociais, os valores éticos e morais, os costumes estejam pautados numa formação de cidadãos que respeitem a diversidade, bem como os comportamentos relacionados a gênero.
É essencial a reflexão de gênero no ceio da escola, pois nela está inserida várias pessoas que a partir do momento que respeitarem as diversidades, as diferenças será possível construir uma sociedade sem preconceitos e discriminações e principalmente poder construir uma educação democrática que possibilite a todos os seus integrantes, igualdade de condições e de oportunidades principalmente às mulheres que vem sofrendo violências, exclusões na esfera familiar, trabalhista, pessoal etc.

É visível como a escola ainda reproduz diferenças de gênero e valida padrões de comportamentos distintos para meninos e meninas criando também expectativas desiguais para os jovens dos diferentes sexos e perpetua tradicionalmente o sexismo que trespassa toda a sociedade, reproduzindo, com frequência, as estruturas sociais e reforçando os preconceitos e privilégios de um sexo sobre o outro.

Porém, a escola pode ensinar a pensar, a questionar, e com isso apontar para novas formas de interpretar o mundo e de organizá-lo, ou seja, a escola pode tomar para si a tarefa de  promover a transformação dessas concepções e comportamentos sociais. Pois, se a mesma se acomodar e não revelar as desigualdades de gênero, ela perpetuará os modelos tradicionais de educação que vê a mulher como indefesa,  e os homens incumbidos aos papeis de tomadas de decisões e não avançará em busca da equidade entre gêneros.

Portanto, próspero é o caminho, a escola precisa intervir, explicitar, reconhecer as diferenças que mantêm a mulher num patamar social inferior ao masculino. A escola se apresenta como um terreno fértil para as manifestações de relações de gênero e para a construção de papéis estereotipados sobre o que é ser homem e o que é ser mulher na sociedade atual e assim desconstruirá  preconceitos de gênero e contribuirá para a construção de novos modelos de relação entre homens e mulheres embasados em princípios de igualdade e justiça.

Um comentário:

  1. Realmente é um grande desafio para a comunidade escolar os avanços da sociedade nas últimas décadas. Porém é um desafio bom e por boas causas contribuir com a construção de um novo modelo de relação entre homens e mulheres embasados em princípios de igualdade e justiça...

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